Catecismo de Nossa Senhora – Lição III: Figuras de Maria



16 - Que se entende por figuras de Maria?
São coisas e pessoas do Antigo Testamento que têm analogias particulares com essa divina Mãe.

17 - Quais são as principais coisas que prefiguram Maria no Antigo Testamento?
A arca de Noé, a escada de Jacó, a sarça ardente, o velo de Gedeão, a arca da aliança.

18 - Explique as analogias entre a arca de Noé e Maria.
A arca era uma espécie de um grande navio feito por Noé, por ordem de Deus, no qual ele com sua família e as diversas espécies de animais se salvaram durante o dilúvio. Portanto:

a) A arca salvou a família de Noé e, por ela, o gênero humano; Maria, por Jesus, salvou os homens.
b) A arca flutuava sobre as águas, enquanto tudo o mais submergia; Maria foi a única preservada das ondas do pecado.
c) Todos aqueles que estavam na arca se salvaram; todos os que recorrem a Maria se salvam.
d) Depois do dilúvio a terra foi povoada pelos que estavam na arca; o paraíso é povoado pelos filhos de Maria.

19 - Explique as analogias entre a escada de Jacó e Maria.
Jacó teve a visão de uma escada que da terra se elevava ao céu, e os anjos por ela subiam e desciam, enquanto Deus lhe falava do alto da escada (Gen. 18, 10). Maria, por ser da natureza humana, é da terra, mas eleva-se até ao céu. pelas suas prerrogativas, principalmente por ser Mãe de Deus. Por Ela, por sua intercessão, Deus envia constantemente seus anjos para nos socorrer.

20 - Por que Maria é comparada à sarça ardente?
Moisés avistou sobre o monte Horeb um arbusto que ardia sem se consumir e Deus lhe falou daquele arbusto (Ex. 3, 1). Assim canta a Igreja, na Liturgia: "Na sarça que Moisés viu permanecer incólume no meio das chamas, nós reconhecemos vossa admirável virgindade, ó Santa Mãe de Deus". Maria, nesse mundo, onde todos são consumidos pelas chamas do pecado, conservou-se intacta, sem a menor mancha do pecado. Deus, oculto nas chamas da sarça, preparava Moisés para a libertação do povo do cativeiro do Egito. Também nosso Salvador, oculto no seio de Maria, preparava nossa redenção.

21 - O velo de Gedeão é figura de Maria?
O velo era uma pele de ovelha, instrumento de um duplo prodígio, destinado a convencer Gedeão da divindade de sua missão. Gedeão pedira a Deus um sinal da vitória: que seu velo, durante a noite ficasse encharcado de orvalho, enquanto toda a terra ao redor permanecesse seca; e, na noite seguinte, o contrário, que toda a terra ficasse molhada e seu velo seco. E assim aconteceu (Juízes 6 ss.).

Assim como só o velo ficou coberto de orvalho, enquanto tudo em derredor estava seco, assim só Maria foi cheia de graça. E assim como só o velo, na noite seguinte ficou seco, enquanto a terra estava molhada; assim também só Maria ficou imune do pecado.

O orvalho no velo simboliza também Jesus vivendo em Maria. Gedeão espremeu o velo e encheu um jarro. Esse jarro simboliza a Santa Igreja que Jesus Cristo enche de graça através de sua Mãe. Assim canta a Igreja na sua Liturgia: "Descestes (Cristo), como chuva sobre o velo para salvar o gênero humano".

22 - Como a arca da aliança figura Maria?
A arca da aliança era um grande cofre de madeira preciosa, todo revestido de ouro, por dentro e por fora, com dois querubins de ouro de cada lado. A parte superior chamava-se propiciatório. Dali Deus falava a Moisés e aos Sumos Pontífices (Exo. 37).

a) A arca da Aliança era de madeira de cedro incorruptível; Maria foi imaculada e seu corpo não conheceu a corrupção do sepulcro.
b) O ouro era considerado o mais precioso dos metais. A arca era forrada de ouro por dentro e por fora; Maria está toda adornada com a mais sublime das virtudes, a caridade, o amor de Deus.
c) A arca guardava as tábuas da lei, o maná, a vara de Aarão; Maria teve em seus seio o autor da Lei, o Pão vivo descido do céu, o verdadeiro Sacerdote da nova Lei.
d) A arca era sinal da aliança de Deus com o povo. Maria é mais que sinal, pois, dando Jesus ao mundo, tornou-se instrumento da aliança que Deus fez com os homens, a Nova Aliança.
e) A arca é figura de Maria nos inúmeros prodígios que Deus realizava através dela. Diante da Arca, o Jordão se abriu para dar passagem ao povo a pé enxuto; à vista de Maria os demônios fogem e deixam os cristãos. A arca atraía prosperidade e as bênçãos de Deus sobre o povo escolhido; e os castigos mais terríveis contra os inimigos; imagem maravilhosa das graças que acompanham a verdadeira devoção a Nossa Senhora e dos castigos que comumente caem sobre os que desprezam e injuriam Maria.

23 - Existem ainda outras figuras de Maria?
O Paraíso terrestre, no qual Jesus, o novo Adão, estabeleceu sua morada.
A árvore da vida, plantada no meio do Paraíso, única digna de produzir o fruto de salvação.
O Tabernáculo, onde Deus habitou com toda a sua glória.
O candelabro de outro com sete braços que dão luz admirável; Maria ornada com os sete dons do Espírito Santo.
A nuvenzinha avistada por Elias, anunciando a chuva benéfica.
O arco-íris, símbolo da aliança que Deus fez com Noé; Maria Medianeira entre Deus e os homens.

24 - Quais são as pessoas que prefiguram mais especialmente Nossa Senhora no Antigo Testamento?
A Santíssima Virgem Maria foi prefigurada por todas as mulheres santas do Antigo Testamento. Mais especialmente por:
EVA, mãe do gênero humano: Maria, mãe da nova raça purificada do pecado, Rainha de todos os eleitos, Mãe do inocente e verdadeiro Abel, traído e imolado.
SARA, esposa de Abraão: Maria foi mais maravilhosamente ainda fecunda do que ela, Mãe do verdadeiro Isaque, do filho único que carregou o instrumento no qual foi imolado.
REBECA, que brilhava com todos os dons da natureza, imperfeitamente figura a beleza incomparável de Maria, na ordem da graça.
RAQUEL, mãe do justo José, vendido pelos irmãos; Maria, Mãe do inocente Jesus, também traído e vendido.
ABIGAIL, esposa de Nabal, que, com suas súplicas a Davi, salvou toda a sua família da morte; Maria co-redentora do gênero humano, com seu Filho salvou-nos da morte eterna.
JUDITE, notável pela sua beleza, virtude e coragem, salvou seu povo da invasão de Holofernes. Maria, obra-prima das mãos de Deus, salvou-nos do cativeiro do demônio, dando ao mundo o Filho de Deus.
ESTER, esposa do rei Assuero, por suas súplicas também salvou seu povo da destruição; como Maria salvou-nos por seu Filho.

25 - Que lições podemos tirar dessas figuras de Maria?
Especialmente devemos concluir que, sendo a mediação de Maria poderosíssima junto de Deus, sem cessar devemos recorrer a Ela, para alcançarmos o perdão de nossos pecados e as graças de Deus.


Comentários