XVI DE AGOSTO: Festa de São Joaquim, pae de Maria Santíssima. – Meditação de Santo Affonso Maria de Ligório


Constituit cum dominum domus suae, et principem omnis possessionis suae—“Constituiu-o senhor da sua casa, e por principe de tudo o que possuía” (Ps. «04, ai).

Summario. A gloria que São Joaquim e Santa Anna goram no céu é muito grande, porque é proporcionada aos seus merecimento» e á sua dignidade. Para formarmos uma idea da efficacia do seu patrocinio, basta esta reflexão: São os paes de Maria, a thesoureira de todas as graças. Como, pois, poderá esta Filha deixar de attender nos seus paes, quando estes rogam pelos seus devotos? Avivemos nossa devoção para com os santos Conjuges, e rendamos graças á Santiisima Trindade pelas prerogativas a elle concedidas. Assim ao mesmo tempo honraremos a Santíssima Virgem.

1. Considera a grandeza da gloria que São Joaquim e Santa Anna gozam no ceu. A sua gloria é proporcionada ao lustre dos seus merecimentos e á excellencia da sua dignidade. Como paes de Maria Santissima, a Rainha do céu, como avós de Jesus Christo, o Rei dos reis, os santos Conjuges são na patria bemaventurada, por assim dizer, principes de sangue. E por isso, sentados sôbre dois thronos entre os mais altos, gozam a familiaridade intima da sua santissima Filha e de Jesus Christo; sáo por elles como que reverenciados.


Para formarmos uma idea da grandeza do seu poder, basta esta reflexão: Maria Santissima é a thesoureira de todas as graças celestiaes, pois que Deus quer que todas passem pelas mãos delia, como diz São Bernardo: Nulla gratia venit de coelo in terram, nisi transeat per manus Mariae. Ora, será possivel que uma tal Filha repilla os pedidos de paes tão santos, quando estes rogam por seus devotos?
Destes santos Esposos bem se pode dizer o que diz São Bernardo acerca da Santa Virgem, com relação a Jesus Christo: Santa Anna apresenta-se á sua Filha mostrando-lhe o seio que a trouxe durante nove mezes, o peito que tantas vezes a alimentou, ao passo que São Joaquim lhe lembra o amor que lhe teve, os beijos que lhe deu e a solicitude que por ella teve. Com estas recordações Maria não pode negar nada a seus paes, que assim obteem tudo para nós. Felizes, portanto, daquelles que são devotos de São Joaquim e de Santa Anna, c mais feliz daquelle que se esmera em propagar esta devoção.

II. Para mereceres o patrocinio efficaz de São Joaquim e Santa Anna, deves professar uma devoção especial para cora elles. Ama-os, portanto, como se elles fossem teus paes, rende graças á Santissima Trindade pelas prerogativas a elles concedidas, celebra todos os annos a sua festa pela recepção dos santos sacramentos e rccommenda-te cada dia á sua protecção, rezando ao menos um Padre- nosso e Ave-Maria. Afim de que te sejam mais propicios, habitúa-te a suffragar frequentemente áquellas almas do purgatorio que em vida se distinguiram por esta devoção. Será ao mesmo tempo um modo de honrares a Santissima Virgem, que, como diz Santo Affonso e Maria diversas vezes revelou, se compraz suminamente nas homenagens que são tributadas a seus santos paes.

Ó grande e glorioso Patriarcha, São Joaquim I quanto regozijo me causa o pensamento que d’entre todos os santos fostes escolhido para cooperar nos mysterios divinos e enriquecer o mundo com a grande Mãe de Deus, Maria Santissima! Por êste privilegio singular sois poderosíssimo para com a Mãe e o Filho, de modo que não ha graça, por grande que seja, que não possais alcançar. Nesta confiança recorro a vossa valiosíssima proteção, e recomendo-vos todas as minhas necessidades, tanto espirituais como corporaes – bem como as da minha comunidade, ou família – em particular vos recomendo a graça especial que desejo e espero obter pela vossa paternal intercessão. E já que fostes um modelo perfeitíssimo da vida interior, alcançae-me o recolhimento de espírito, o desapego de todos os bens passageiros desta terra e um ardente e perseverante amor para com Jesus e Maria. Obtende-me também a dedicação e obediência a santa Igreja e ao Summo Pontífice que a governa; afim de que eu viva e morra na fé, esperança e caridade perfeita, invocando os santíssimos Nomes de Jesus e Maria, e seja salvo.


“E Vós, ó meu Deus, que, entre todos os vossos santos, escolhestes o Bemaventurado Joaquim para ser pae da Mãe do vosso divino Filho: concedei-nos propício, que, honrando-o devotamente sobre a terra, sintamos o efeito da sua intercessão no céu” – Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus e de Maria Santíssima.

Comentários